Em parceria com a Quasar Asset Management podemos empregar nossa tecnologia para ajudar médios e grandes grupos econômicos em operações de eficiência de balanço via constituição e captação de FIDCs Clientes ou Fornecedores.
SAIBA MAIS
Fundos Estruturados
Em parceria com a Quasar Asset Management podemos empregar nossa tecnologia para ajudar médios e grandes grupos econômicos em operações de eficiência de balanço via constituição e captação de FIDCs Clientes ou Fornecedores.
O que são Fundos Monocedente e Monosacado?
São aqueles fundos estruturados que visam retirar do balanço – respectivamente – as linhas de Contas a Receber (Clientes) e Contas a Pagar (Fornecedores) de uma empresa.
Quais os benefícios?
Redução do custo de captação: Este tipo de operação busca reduzir o volume da carteira de recebíveis de uma empresa com potencial impacto em sua nota de crédito.
Reduz custo de intermediação: A securitização de recebíveis evita os pagamentos de taxas comuns às captações junto a bancos comerciais.
Tributos: Não há a indecência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na cessão de créditos para recebíveis. Diferentemente de operações com instituições financeiras onde há incidência da alíquota de 0,38% sobre o valor da operação.
Melhora do balanço: Ao securitizar suas Contas a Pagar ou a Receber, ocorre uma transferência destes valores ao caixa da empresa, uma vez que o FIDC absorve esta função, provocando aumento da liquidez corrente e redução dos índices de alavancagem.
Diversificação das fontes de financiamento: Uma empresa não irá abandonar suas linhas tradicionais de financiamento, porém, ao introduzir mais uma fonte (como o FIDC) poderá reduzir o custo do capital de terceiros e aumentar suas fontes de capital que em momentos cíclicos da economia podem sofrer reveses de disponibilidade.
Mitigação de riscos: Ao ceder recebíveis a um FIDC o empreendedor irá compartilhar com demais cotistas do fundo o risco de inadimplência da carteira.
Melhora do Giro: Empresas que estruturam FIDCs consegue obter um maior prazo na relação com seus clientes e fornecedores, melhorando seu ciclo de conversão de caixa e – ao mesmo tempo – dando opção de antecipação melhorando a relação comercial de seu ecossistema.
Possibilidade de remuneração do capital próprio: Caso a empresa ou empreendedor invista na cota subordinada do FIDC, esta(e) poderá se beneficiar no retorno deste investimento uma vez que há alavancagem e ganho no excesso de spread oriundo da taxa de desconto dos títulos.
Quer saber mais?
Nos envie o formulário preenchido que entraremos em contato com você!